Workshop e exposição agitaram o espaço da Pinacoteca da UFV no mês de maio
- Iago Santos
- 27 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

A Pinacoteca da UFV realizou nos dias 25,26,27 e 28 de maio o workshop Naked Raku, ministrado pelo ceramista Francisco Alessandrini, cujas obras integram a exposição Gambarê: um coração gentil. O workshop ocorreu no próprio espaço da Pinacoteca da UFV, assim como a exposição, que já vinha sendo realizada desde o dia 07 de maio. “Está sendo prazeroso fazer o workshop no museu, pois posso apresentar minhas peças aos visitantes”, afirma Francisco.
Além disso, ele falou que é interessante conhecer outros lugares e observar a reação das pessoas.

No workshop, foi ensinado como produzir o haku – efeito de rachadura que a peça de cerâmica adquire depois que é tirada do forno, colocada em uma folhagem e tampada com uma bacia. Rafael Bastos e Maria Regina, participantes do workshop, destacaram a importância em se conhecer algo novo e incentivam outras pessoas a visitarem a exposição.
Já a coordenadora do Museu Histórico e da Pinacoteca da UFV, Michele Michelete, observou que estes locais, geralmente, recebem trabalhos relacionados à pintura e fotografia, sendo a exposição Gambarê: um coração gentil uma proposta diferente para a comunidade. Michele também ressaltou a importância da oficina como capacitação, por meio da qual as pessoas podem ter uma alternativa de fonte de renda, além de se tornarem multiplicadoras do trabalho de Francisco.
Comments