top of page

Entrar na universidade: uma questão de escolha e desafio

  • Dayana de Souza
  • 27 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

11667246_477993859025617_1538983893_n.jpg

As dúvidas são constantes na vida dos estudantes.

Ingressar em uma instituição de ensino superior, não é uma tarefa fácil. É um momento onde envolve maturidade, aprendizado e talvez, até mesmo, arrependimento. Dúvidas e incertezas giram em torno a cabeça dos jovens universitários.

A universitária Letícia Fontes de Jesus que está cursando Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), fala um pouco do que pensava antes de ingressar na instituição. Ela relata que sempre teve uma visão de que encontraria desafios para se manter e o que cursar para ter uma futura profissão “Tinha uma certa curiosidade de como era estar em uma

universidade. Agora, aqui dentro, pelo fato de ter mais compromisso e dedicação aos estudos, me fez ter mais responsabilidade e perder o medo de enfrentar os desafios”, afirma.

Em outro ponto de vista, a universitária Lidiana Lopes da Silva que está cursando Ciências e Tecnologia de Laticínios, conta que não teve tanta surpresa porque já conversava com uma amiga ex-universitária “Ela me orientava em muitas coisas e me falava também das oportunidades que eu encontraria, tanto que eu já entrei com essa visão. Mudaram muitas coisas. A rotina que eu tinha é totalmente diferente que eu tenho hoje. Antes eu trabalhava e hoje eu passo a maioria do meu tempo estudando”.

Em relação ao curso e mercado de trabalho, as duas entrevistadas relataram que pensam em outras opções de curso de graduação. Letícia Fontes afirma que pensa em mudar de curso, mas não por achar que não terá mais espaço no mercado de trabalho, pois acredita que todos que se dedicam e esforçam tem um espaço garantido, mas assim por não ter afinidades com o curso escolhido. “Hoje em dia diria que tenho um pensamento mais amadurecido sobre o que eu quero, que é a área de odontologia”.

Já a estudante Lidiana Lopes afirma que “Já pensei em mudar de curso, ainda penso em mudar, não por causa do mercado, mas sim por me identificar com outra opção”.

Dessa forma, é possível perceber que ambas as entrevistadas possuem dúvidas em relação à opção de curso encolhida e hoje possuem um pouco mais de maturidade diante dos desafios enfrentados no dia a dia em uma universidade federal. Entretanto, a vontade de seguir em frente e de ter uma profissão são maiores que as barreiras enfrentadas.

 
 
 

Comments


  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page